Em 1988 a Yamaha Motor do Brasil efetua uma leve reformulação nos modelos de baixa cilindrada. A cilindrada da Yamaha RD 135 Z aumenta para 135 centímetros cúbicos, devido ao aumento do diâmetro do pistão (diâmetro do pistão aumentou de 56 para 58mm), mantendo o mesmo curso (50mm). Consequentemente a potência aumentou levemente bem como o torque.
Não houve reformulações estéticas além do grafismo, mas reformulações mecânicas: além do aumento da cilindrada, a Yamaha RD 135Z recebeu novo escapamento e nova regulagem de carburador. Estas alterações garantiram a RD 135 potência de 16cv e a RD 135Z potência de 18cv.
O desempenho da Yamaha RD 135 e RD 135 Z se tornou ainda melhor com estas alterações mecânicas, mas os problemas continuaram: alto consumo de combustível (em média 24 km/l, demasiado alto para uma motocicleta de baixa cilindrada) e alto índice de poluentes e ruídos.
Características técnicas do motor
- Motor: Monicilíndrico, 2 tempos, refrigerado à ar, possui Torque Induction com Y.E.I.S.
- Cilindro: em alumínio com camisa de aço inclinado para frente.
- Cilindrada: total de 132cc3, pistão de 58mm de diâmetro com 50mm de curso.
- Taxa de compressão: 6,82 : 1 na RD 135 e 7,16 : 1 na RD 135Z.
- Carburador: MikuniVM 24SS de 24mm na RD 135 e MikuniVM 26SS de 26mm na RD 135Z.
- Ignição: Sistema de ignição eletrônica, utiliza C.D.I. Fonte de carga da bateria provém do magneto. Sistema de partida primária do motor à pedal.
- Lubrificação: Injeção direta de óleo 2 tempos no carburador por meio de bomba autolube. Capacidade de óleo do cárter de 0,64 litros. Capacidade do reservatório do óleo 2 tempos de 0,86 litros com indicador de baixo nível no painél.
- Filtro de ar: Espuma de poliuretano úmido com óleo 2 tempos.
- Sistema de redução primária: Por engrenagem.
- Relação de redução primária: 19/74 (3,894).
- Sistema de redução secundária: Por corrente.
- Relação de redução secundária: 39/16 (2,437).
- Embreagem: Banhada a óleo.
- Tipo de caixa de marchas: Engrenamento constante, 5 marchas à frente.
- Sistema de operação: Operação com pedal do lado esquerdo.
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